domingo, 25 de outubro de 2015

Aniversário da biblioteca

No dia 23 de outubro, celebrámos os 5 anos de existência da nossa biblioteca escolar. Para comemorar este dia, estivemos com atenção a ouvir a história de Elisa Sá Costa e Ana Fonseca do livro "História do Rei Livro e da Princesa Palavra".
No fim, cantámos os parabéns e comemos o saboroso bolo de aniversário.




Projeto "Aula da Família"

Na semana passada tivemos a primeira aula da família. A mãe do Diogo veio à nossa sala falar da sua profissão (médica dentista) e ajudar-nos a fazer revisões de estudo do meio. Mostrou alguns dos utensílios que costuma utilizar no seu consultório, explicou os tipos de dentição que podemos ter, o número e o tipo de dentes, e relembrou alguns aspetos importantes para uma boa higienização oral. Os meninos colocaram várias questões e aproveitaram para contar algumas peripécias  que passaram com os seus dentinhos.
Depois da aula bem explicada, a Dr.ª Alexandra ofereceu a cada menino uma pasta de dentes para não se esquecerem que é muito importante lavar os dentes.
Agradecemos à Dr.ª Alexandra a sua disponibilidade e a pertinência dos seus conteúdos. Teve a honra de ser a primeira "professora familiar". Obrigada.







Eucaristia

No dia 19 de outubro, celebrámos a nossa primeira Eucaristia, na qual entregámos a Jesus o novo ano escolar e rezámos por todos os missionários.







segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação.
Todos os alunos da escola se envolveram num grande projeto: fazer uma salada de fruta gigante.
Cada um deu o seu melhor e a nossa salada de fruta estava deliciosa. Houve mesmo quem repetisse!
De tarde, a nossa amiga Biblioteca enviou o Charlie e a Lola que nos apresentaram o seu livro "Eu nunca vou comer tomate", divertindo-nos muito.












outono

Os meninos responderam com prontidão à solicitação de trazerem folhas e frutos do outono e fizemos uma mesa repleta de elementos típicos desta estação do ano. Com as folhas, trabalhámos as texturas e fizemos folhas que decoraram a nossa árvore do placard. Obrigada a todos pela colaboração.


domingo, 18 de outubro de 2015

sinais de pontuação

Visita da Ir. Paola

Na passada semana, tivemos na nossa escola a Ir Paola que veio em nome da Madre Geral visitar todas as casas das IFMA em Portugal. Os meninos ofereceram-lhe um postal com a forma do coração de Viana e um ramo de flores.
A Ir. contou-lhes a história das quatro velas e no fim, passou um vídeo que pôs todos os meninos a dançar.






quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Roda dos alimentos


De uma forma simples são transmitidas as orientações para uma alimentação saudável ...


... completa - comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;


... equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado;


... e variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Saber estar - canção

Esta semana relembrámos a importância de ter uma postura correta através da visualização deste vídeo que tem uma música que ensina a sentar bem.

Os dentes

Dentes - para que servem?
 
  • A principal função dos dentes é a de triturar os alimentos, facilitando assim o seu percurso no aparelho digestivo e, posteriormente, a sua absorção pelo organismo.
    Esta função tem o nome de mastigação.
  • É muito importante fazer uma boa mastigação (fazendo-a para os dois lados da boca) para evitar que as mandíbulas - ou maxilares inferiores - se deformem com o uso contínuo.
  • Por outro lado, se os alimentos estiverem bem triturados, os sucos digestivos conseguem actuar mais facilmente sobre eles fazendo-se, assim, uma boa digestão.
  • Sabias que nos animais os dentes não servem apenas para a alimentação?
    Servem também como forma de defesa e de agressão contra inimigos e presas.
  • O Homem não necessita de os usar desta forma, mas, tal como os outros mamíferos, tem os dentes diferenciados e adaptados a diferentes tipos de alimentação.
  • Ao longo da vida, o ser humano tem duas fases de dentição.
    A primeira é temporária e chama-se Dentição de Leite, a segunda é permanente e denomina-se Dentição Definitiva.
  • A Dentição de Leite é composta por 20 dentes . Este começam a nascer quando ainda somos bebés (por volta dos 6 meses) e fica completa entre os 2 e os 3 anos.
  • Por volta dos 6 ou 7 anos estes dentes começam a cair e dão lugar a outros - a Dentição Definitiva.
    Esta fica completa entre os 18 e os 20 anos e deve durar para o resto da vida. É composta por 32 dentes que se dividem em: incisivos,caninos e pré-molares e molares.

in http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=2427 (com supressões)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Rochas da Catarina

A Catarina trouxe dois pedaços de rocha vulcânica para mostrar aos meninos. Aproveitamos para falar que estas são resultantes da consolidação do magma ou da lava vulcânica à superfície. Todos adoram o que esteja relacionado com vulcões.
Obrigada Catarina pela partilha!

Visita de estudo à Quinta de Pentieiros

No dia 9 de outubro, fomos visitar a Quinta Pedagógica de Pentieiros. Os meninos tiveram oportunidade de fazer o volteio e o maneio dos póneis, andar de charrete, de visitar a quinta e os animais, fazer a sementeira plantando estacas, fazer a desfolhada e apanhar frutos do pomar. Foi uma atividade lúdica e didática bem divertida.

Tenho medo...

Hoje vamos explorar os nossos medos...


                  

terça-feira, 13 de outubro de 2015

mês missionário

Este ano a campanha das missões reverte a favor da comunidade FMA de Laos. Na sala já temos o nosso mealheiro e os nossos meninos já começaram a ser generosos e a trazer a sua contribuição. (Obrigada pais pela colaboração)
 



segunda-feira, 12 de outubro de 2015

sensações

Quando estávamos a estudar os sentidos fizemos uma experiência para sentirmos o quente e o frio. Colocámos três recipientes. Um com água quente, outro com água morna e outro com água fria. Todos colocaram a mão nos três recipientes para sentirem a diferença de temperatura. Depois, experimentámos colocar uma mão dentro de um recipiente com água quente e a outra no recipiente com a água gelada. Deixamos as mãos submersas durante alguns instantes. Qual foi a sensação? Uma mão sente a água quente e a outra a água fria, o que indica que a água quente está com temperatura superior à temperatura do corpo e a água fria está com temperatura inferior à do corpo. Se depois colocarmos as duas mãos no recipiente com a água morna, a mão que estava na água quente vai ter a sensação de frio e a outra vai ter uma sensação quente. A sensação de quente e frio é relativa à temperatura do nosso corpo.

experiência da Teresa


A Teresa resolveu trazer de casa uma experiência bem original. Dentro de um frasco com vinagre trouxe um ovo.
Todos tiveram oportunidade de tocar no ovo. Estava mole e parecia uma esponja.
O ovo ficou com a casca mole devido à ação do vinagre. Este contém ácido acético que, ao reagir com o carbonato de cálcio da casca do ovo, faz com que este desapareça. O ovo fica assim descalcificado.

Obrigada Teresa pela partilha!


terça-feira, 6 de outubro de 2015

A centena


visitantes estranhos na cabeça...

Por favor, verifiquem regularmente as cabeças dos vossos meninos. Obrigada.

os sentidos



livros das férias

A maioria dos meninos esteve de parabéns pelo trabalho desenvolvido nas férias. Orgulhosamente, trouxeram o seu livro de atividades para mostrar à professora. Fiquei muito feliz!
Na semana passada, levaram o livro para casa com uma grande estrela brilhante como sinal do bom trabalho efetuado.
Obrigada aos pais pela colaboração e obrigada aos meninos por serem tão estudiosos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

"O Têpluquê e outras histórias"




O livro "O Têpluquê e outras histórias" é um dos livros recomendados nas metas curriculares de português do 2.º ano. Para além de aparecerem já alguns excertos do livro no nosso manual, já começámos a explorar esta obra na sala de aula.

Texto retirado de "O Têpluquê e outras histórias": um livro de Manuel António Pina ilustrado por Bárbara Assis Pacheco, da Assírio & Alvim.

Ano comum e ano bisssexto


Sabias que...

Ano comum (fevereiro tem 28 dias) – o ano tem 365 dias e 6 horas

Ano bissexto (fevereiro tem 29 dias) – o ano tem 366 dias e acontece de 4 em 4 anos

Durante 4 anos as 6 horas do ano comum acumulam-se e perfazem 24 horas (= 1 dia), por isso surge o ano bissexto com mais um dia no ano.


Dias da semana

Para rever...

Para treinar:

Hoje é___________________

Ontem foi ________________
Amanhã será______________

Os meses do ano




Figuras geométricas


Atenção:

O quadrado é um quadrilátero muito especial... É também considerado retângulo. Consulta o livro "Tabuada" e revê o que aprendemos.

ordem alfabética