quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Saber escutar

Nos primeiros dias de aulas, num bom-dia, contei aos nossos meninos a história do "Ursinho Apressado". Ainda hoje falamos nela como exemplo da importância do saber escutar. Como alguns pais ficaram curiosos por conhecer a história, resolvi publicá-la.

O ursinho apressado

- Ursinho – disse-lhe um dia a mãe – vai depressa apanhar um lindo ramalhete de folhagem, se fazes favor.
- Vou já – respondeu o ursinho apressado. E saiu tão depressa que nem ouviu a mãe acrescentar: “Mas não tragas daquela folhagem vermelha e brilhante que tem três folhas em cada pé, e umas bagazinhas muito bonitas…”
Por isso, enquanto a mãe explicava: “…porque são plantas venenosas e fazem comichão no corpo todo…” já ele estava no meio da mata à procura da folhagem mais bonita que lá houvesse.
As folhas de plátano tinham uma cor amarela deslumbrante. O ursinho apressado achou-as magníficas, até que viu as folhas vermelhas luzidias do bordo.
“Vou apanhar um grande ramo”, pensou ele. Mas foi nessa altura que viu outras folhas ainda mais vermelhas e luzidias, três em cada pé, e com bagazinhas muito bonitas.
Apanhou tantas, tantas, que daí a pouco tinha um ramo enorme. Voltou então para casa.
Vinha o ursinho apressado a meio do caminho, quando coçou o focinho. E começou a coçar-se. Sentia comichão nas patas. E nos dedos dos pés, e na ponta das orelhas. Quando chegou a casa, e estendeu à mãe o ramo, já sentia comichão pelo corpo todo.
Mas o que foi pior, é que a mãe assim que o viu, recuou, levantando os braços ao céu.
-Ai, ursinho apressado! – exclamou ela – Depois de tudo quanto te recomendei…apanhaste folhas venenosas.
- A sério? – exclamou o ursinho apressado – Mas o que foi que a mãe disse?
- Disse: “Principalmente, não tragas daquela folhagem vermelha a brilhante que tem três folhas em cada pé e umas bagazinhas muito bonitas, porque são plantas venenosas e fazem comichão no corpo todo.”. E agora despe-te para eu te esfregar com álcool.
Dali a bocado o ursinho apressado já se sentia muito melhor, com outra roupa limpa.
- Vou apanhar folhas do bordo – disse ele.
- Está bem – respondeu a mãe, ocupada a varrer as folhas venenosas. A folhagem do bordo é muito bonita.
Mas desta vez, antes de sair a correr, o ursinho contou até cem para ter a certeza de que a mãe não tinha mais nada a dizer-lhe...


Agora, quando eles não ouvirem tudo até ao fim com atenção, podem chamar-lhes ursinhos apressados... eles entendem logo! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário