domingo, 30 de novembro de 2014

simulacro de incêndio

No âmbito do Projeto de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, foi realizado um Simulacro de Evacuação no dia 28 de novembro, com o intuito de testar o Plano de Prevenção e Emergência da escola.
A situação simulada foi um incêndio. A acção envolveu os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo e a PSP local.
Foi realizada a evacuação geral de todos os alunos, professores e funcionários da escola para o ponto de encontro e testada a equipa de segurança e as missões que lhe estão atribuídas (alarme, alerta, cortes de energia e gás, evacuação, coordenadores de piso, concentração e controlo, informação e vigilância e primeiros socorros).




número 0



O conjunto está vazio. Tem zero elementos.


número 9



letra v



Advento



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

decomposição

Exemplos de várias contas para dar o mesmo resultado.




número 8



número 7



número 6






letra c



ficha da letra c

trabalhos do outono

Ainda não tinha publicado a fotografia do nosso painel do outono. Cada aluno decorou uma árvore com folhas com as cores do outono. Utilizaram a técnica de molhar um cotonete nas tintas e cada pinta era uma folha. Alguns meninos trouxeram folhas verdadeiras para ajudar a decorar o painel e como eram tantas, ainda decorámos a bancada "do outono".



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Maria vai com as outras

Hoje trabalhámos esta história para reforçar que cada um deve pensar antes de agir e que não devemos seguir os maus exemplos dos outros.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Saber escutar

Nos primeiros dias de aulas, num bom-dia, contei aos nossos meninos a história do "Ursinho Apressado". Ainda hoje falamos nela como exemplo da importância do saber escutar. Como alguns pais ficaram curiosos por conhecer a história, resolvi publicá-la.

O ursinho apressado

- Ursinho – disse-lhe um dia a mãe – vai depressa apanhar um lindo ramalhete de folhagem, se fazes favor.
- Vou já – respondeu o ursinho apressado. E saiu tão depressa que nem ouviu a mãe acrescentar: “Mas não tragas daquela folhagem vermelha e brilhante que tem três folhas em cada pé, e umas bagazinhas muito bonitas…”
Por isso, enquanto a mãe explicava: “…porque são plantas venenosas e fazem comichão no corpo todo…” já ele estava no meio da mata à procura da folhagem mais bonita que lá houvesse.
As folhas de plátano tinham uma cor amarela deslumbrante. O ursinho apressado achou-as magníficas, até que viu as folhas vermelhas luzidias do bordo.
“Vou apanhar um grande ramo”, pensou ele. Mas foi nessa altura que viu outras folhas ainda mais vermelhas e luzidias, três em cada pé, e com bagazinhas muito bonitas.
Apanhou tantas, tantas, que daí a pouco tinha um ramo enorme. Voltou então para casa.
Vinha o ursinho apressado a meio do caminho, quando coçou o focinho. E começou a coçar-se. Sentia comichão nas patas. E nos dedos dos pés, e na ponta das orelhas. Quando chegou a casa, e estendeu à mãe o ramo, já sentia comichão pelo corpo todo.
Mas o que foi pior, é que a mãe assim que o viu, recuou, levantando os braços ao céu.
-Ai, ursinho apressado! – exclamou ela – Depois de tudo quanto te recomendei…apanhaste folhas venenosas.
- A sério? – exclamou o ursinho apressado – Mas o que foi que a mãe disse?
- Disse: “Principalmente, não tragas daquela folhagem vermelha a brilhante que tem três folhas em cada pé e umas bagazinhas muito bonitas, porque são plantas venenosas e fazem comichão no corpo todo.”. E agora despe-te para eu te esfregar com álcool.
Dali a bocado o ursinho apressado já se sentia muito melhor, com outra roupa limpa.
- Vou apanhar folhas do bordo – disse ele.
- Está bem – respondeu a mãe, ocupada a varrer as folhas venenosas. A folhagem do bordo é muito bonita.
Mas desta vez, antes de sair a correr, o ursinho contou até cem para ter a certeza de que a mãe não tinha mais nada a dizer-lhe...


Agora, quando eles não ouvirem tudo até ao fim com atenção, podem chamar-lhes ursinhos apressados... eles entendem logo! :)


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Magusto

Hoje tivemos um pouquinho de sol para fazermos o nosso magusto. Todos levaram o seu cartucho devidamente decorado para encher de castanhas. Cada menino teve direito a um sumo e deliciaram-se com as castanhas assadas, quentinhas, que estavam saborosas.











letra m



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Música das castanhas

Letra da música das castanhas

No meu bolso guardei
Meia dúzia de castanhas
De tão quentes que estão
Ainda queimo a minha mão

Vou dá-las ao pai
Vou dá-las à mãe
Castanhas quentinhas
Que sabem tão bem.

Agora que já aprenderam, podem cantar em casa...

Jogo silábico

Hoje estivemos a trabalhar a formação de palavras com as sílabas que já tinham aprendido. Quando dei as sílabas, a cada menino, colocaram num envelope. No entanto, hoje fui surpreendida com a Clara, a Sara e a Teresa que trouxeram as sílabas em pequenas caixinhas. Achei uma ótima ideia! É sinal que gostaram do jogo e que se preocuparam em não perder nenhuma peça. Fica aqui a sugestão para quem quiser... guardar as peças numa pequena caixa (podem reutilizar a da manteiga, dos iogurtes...). Como fica na mochila podem sempre jogar em casa e tentar formar mais palavras.



Recolha de tampinhas

Continuamos com campanhas de solidariedade. 
Os nossos meninos são extraordinários! Na sexta-feira, lancei o desafio de começarmos a recolher tampinhas de plástico, como forma de podermos ajudar os outros. Depois do intervalo já vários alunos traziam a sua tampinha do lanche. Pouco a pouco íamos recolhendo...
Hoje o Leonardo, o Diogo e o Francisco já nos trouxeram garrafões... Acho que vamos encher a sala de tampinhas. :) Que meninos e famílias generosas!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

livro de fichas de matemática



Recolha de rolhas de cortiça

Implementado desde 2008, o Green Cork é o projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. É desenvolvido em parceria com a Amorim, o Continente, o Dolce Vita, escolas, escuteiros, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente tornam este projeto um sucesso. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do Floresta Comum. O Green Cork é um projeto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza. Através das verbas que a Quercus recebeu pela entrega para reciclagem de cerca de 232 toneladas de rolhas de cortiça, já foram plantadas cerca de 100 mil árvores (dados do final de 2013).
A nossa escola associa-se ao projeto e também faz a recolha de rolhas. Contribua para este projeto que a todos beneficia, cada rolha é um contributo seguro para a plantação de mais uma árvore, para um ar mais limpo, para um ambiente melhor.