quarta-feira, 29 de abril de 2015

caso de leitura: ar, er, ir, or e ur




Ficha: Caso de leitura "ar, er, ir, or, ur"

caso de leitura: al, el, il, ol e ul




Ficha: Caso de leitura "al, el, il, ol, ul"

caso de leitura: ge e gi




Ficha: Caso de leitura "ge, gi"

Dia Azul

Dia 29 de Abril é o Dia Mundial da Make-A-Wish, no qual se celebra 35 anos desde a realização do primeiro desejo Make-A-Wish no mundo: o Chris que sofria de Leucemia e tinha o desejo de ser policia e foi. 
Em 1980, o Christopher que sofria de leucemia vivia com o desejo de um dia ser policia. Graças à força da mãe e do Xerife, o Chris foi polícia por um dia, vivendo intensamente o seu maior desejo. Hoje, mais de 25 000 crianças como o Chris já realizaram o seu maior desejo através da Fundação Make-A-Wish.
Para celebrar este dia a Make-A-Wish Portugal promoveu várias iniciativas no sentido de partilhar alegria e sensibilizar os portugueses para o poder de um desejo em crianças gravemente doentes. 

No Dia Mundial da Make-A-Wish,a nossa esola vestiu-se de azul e assinalou esta data divulgando e sensibilizando para esta causa com o objetivo de sempre partilhar mais sorrisos com crianças e jovens gravemente doentes.

Obrigada a todos pela colaboração!

domingo, 26 de abril de 2015

2.º Prémio no Concurso Uma Aventura... Literária 2015

Foi com muito orgulho que esta semana recebi a seguinte notícia:

"A Editorial Caminho tem o prazer de informar que ao trabalho da Turma 1.º A foi atribuído o 2.º Prémio ex-aequo (1.º e 2.º anos - modalidade crítica) no concurso Uma Aventura... Literária 2015. Muitos parabéns!"

Este ano, o concurso recebeu 10 278 trabalhos, individuais e de grupo, de centenas de escolas do ensino básico e secundário de todo o país. São mais 194 trabalhos do que no ano passado.

Conforme o regulamento prevê, o prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura. Os premiados têm agora a estreia como autores, com obra publicada!

Esta é mais uma prova que todo o trabalho de ler livros e trabalhá-los na sala de aula, tem os seus frutos. Tem sido um ótimo exercício de explorarmos o vocabulário, o espírito crítico, a interpretação e sobretudo o gosto pela leitura.

PARABÉNS 1.º A

Link com a lista de vencedores:
http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos&concorrente=25

Projeto de Leitura: "Família conta-nos uma história"

Na sexta-feira, tivemos  o pai do Rafael a ler-nos a história "A fada que tinha ideias". Apesar de ser uma história um pouco longa, todos se portaram muito bem e ouviram a história com muita atenção. O Dr. Mateus quis trazer uma história que também ele ouviu quando andava na escola e que dá valor a termos as nossas próprias ideias e sermos criativos. Obrigada pelo esforço da leitura e pela disponibilidade.






Sinopse
Clara Luz é uma fada que quer fazer o mundo andar por suas próprias ideias. Para ela, quando ninguém inventa nada, o mundo fica parado. Incluído na Bibliografia Seletiva de Literatura Infantil, da Unesco, no Ano Internacional do Livro (1972). Indicado como uma das cinco melhores obras infantis brasileiras de 1967 a 1971.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Para celebrar o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a nossa biblioteca começou cedo a preparar esta data especial. Encontro com uma escritora, teatro na escola e escolha de poemas que foram trabalhados na sala de aula. Para encerrarmos com chave de ouro, no dia 23 vimos a encenação de uma história sobre este dia especial do livro "Histórias na ponta de um sorriso" de José Fanha.

Projeto de leitura: "Família conta-nos uma história"

A mãe do João veio contar-nos a história "A Mosca Fosca". O João ajudou a dizer algumas falas engraçadas da história e colaborou na feitura das máscaras que utilizaram para contar a história. Para além de contarem muito bem a história, realizaram umas máscaras fantásticas que alguns meninos puderam utilizar e serem também personagens desta história. Obrigada à Dra Cláudia por todo o empenho e disponibilidade!






Sinopse

"A casa da mosca fosca" é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.
O ilustrador Sérgio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.

Teatro Atrapalharte

A Companhia de teatro Atrapalharte voltou à nossa escola para apresentar a peça "Robertices", no passado dia 17. Este teatro é uma adaptação da obra de Luísa Dacosta (uma das obras das metas curriculares de português do 3.º ano). Com grande alegria e excelente dramatização, todos ficaram encantados com o espetáculo.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

dezenas e unidades


Estudo do Meio: a casa e a escola

Os espaços, as divisões e o mobiliário da casa e da escola.



revisões de português

Ficha de revisões de português:

Ficha de preparação para o teste de português - abril
(retirada da internet)

caso de leitura: gue gui





Ficha: Caso de leitura "gue, gui"

caso de leitura: ce; ci







Ficha: Caso de leitura "ce, ci"

Projeto de leitura: "Família conta-nos uma história!"

No dia 17, tivemos a honra de receber na nossa sala a mãe do Miguel Praia. A Dra Carla veio apresentar-nos um livro que tem um nome muito importante: "Desculpa!".  Foi uma importante história para darmos valor a esta palavra e sobretudo fazermos o que um menino disse: "As desculpas não se pedem, evitam-se!". Como o livro falava de um urso e de um coelho que se tinham  zangado por causa de um balão, a Dra Carla, no fim,  presenteou-nos com muitos balões. Obrigada pela partilha e pela colaboração!







Visita da escritora Susana Santos

No dia 15, recebemos a visita da escritora Susana Santos Silva que nos veio apresentar o seu livro "Espantalho Sem Nome". De uma forma dinâmica, colocou os alunos a dramatizarem vários aspetos da natureza e no fim autografou os livros que os meninos tinham adquirido.