domingo, 17 de maio de 2015

Projeto de leitura: Família conta-nos uma história

O pai do Diogo contou-nos uma história muito divertida "A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça", da editora Kalandraka. À medida que o Dr. Hugo ia contando a história, o Diogo e o seu irmão (que também veio colaborar) iam mostrando adereços muito engraçados, que previamente tinham feito em casa. Eles adoraram a forma como o tema da história foi abordado e contado. No fim, todos queriam tocar nas obras de arte feitas em plasticina. Obrigada Dr. Hugo pela disponibilidade e pelo trabalho na criação dos adereços originais.






Certo belo dia, quando a toupeira pôs a cabeça de fora por entre um montão de terra, para ver se já nascera o Sol, aquilo aconteceu! (Era redondo e castanho, um pouco semelhante a um chouriço e, pior do que tudo, acertara-lhe em cheio na cabeça). 
Pode acontecer a qualquer um, mas nesse dia foi a vez da pobre toupeira. Saía da sua toca e caiu-lhe algo muito mal cheiroso na cabeça. Assim, a toupeira percorrerá todo o campo -muito indignada- investigando qual dos animais que ali vivem lhe fizera semelhante desfeita: a pomba, o cavalo, a lebre...
As gargalhadas rebentam à medida que o livro avança e até que a toupeira consiga recuperar o seu orgulho ferido. Crianças e adultos farão com esta história a abordagem a um tema tão natural como a própria vida que, todavia, nem sempre surge nos livros. Até os mais exigentes se despirão de preconceitos para mergulharem em cheio no conto.

Esta obra foi traduzida em mais de 20 idiomas e foi publicada em pelo menos 25 países.

Sem comentários:

Enviar um comentário