terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Projeto: "Família: conta-nos uma história"

Na semana passada tivemos na nossa sala a tia do Francisco, a Dr.ª Sofia, que nos veio contar a história "O sonho de neve" de Eric Carle. Sentaram-se todos à sua volta e ficaram encantados com a leitura da história, maravilhados com as imagens e fascinados com a surpresa final... na última folha carregava-se num botão e ecoava uma música que parecia de magia.
Acho que começamos muito bem o nosso projeto!
Agradecemos à Dr.ª Sofia a disponibilidade de participar no nosso projeto e agradecemos também o livro que gentilmente ofereceu para a biblioteca da sala.








Sinopse:
"Sonho de neve" é uma história invernosa e natalícia que se destaca logo à partida pela própria edição do livro: a capa acetinada contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; entre as páginas do miolo vão-se também intercalando folhas de acetato, adornadas com manchas de cor branca, e que se sobrepõem às ilustrações, qual mantos de neve, cobrindo não só o agricultor, o protagonista da história, como também os seus animais domésticos. De salientar ainda é a intensidade das próprias ilustrações, bem ao estilo de Eric Carle: collages em papel pintado, texturas e vistoso colorido. No final, o livro incorpora um mecanismo que faz soar uma melodia, quando o leitor é convidado a tocar-lhe.

2 comentários:

  1. Obrigada à Tia do Francisco!!!!
    margarida

    ResponderEliminar
  2. Gostámos muito! A tia do Francisco foi a primeira corajosa. Valeu a pena começar assim o projeto. No entanto, já temos mais familiares que querem participar. Já estou a agendar para janeiro! É muito bom ter as famílias do nosso lado. ;)

    ResponderEliminar